domingo, 7 de junho de 2009

Um breve resumo sobre Maquiavel

Saber que Maquiavel viveu na época do Renascimento é - ao menos acreditamos que seja - um fator importante para entendermos sua filosofia.
Esse foi um período de muitas guerras e com uma incessante troca de governantes, o que explica o fato pelo qual Maquiavel traçou um perfil ideal para o "Príncipe", no caso, o governante do país.
Este deveria ser astuto como uma raposa e forte como um leão para se manter no poder, e precisa governar como um navegante sem bússola, que mesmo sem saber exatamente a direção correta, sempre consegue guiar seu povo pelo melhor caminho com a coragem necessária.
A ideia de que o Príncipe deveria ser bom se possível e mal quando necessário, somada a separação entre a ideia de ética e política e fez com que a Igreja fosse contra os princípios de Maquiavel e 'condenasse' seus livros para que não fossem lidos.
A má interpretação de suas obras criou o Maquiavelismo, uma forma pejorativa de se referir a suas ideias, muito diferente do resultado de um estudo profundo, qual chamamos de Maquiaveliano.
Ele também dizia que você precisa das duas: virtù e fortuna. Numa definição modernizada, virtù é o conjunto das nossas qualidades pessoais, como: força e coragem (princípio masculino) e fortuna são os fatores fora de nosso controle, digamos, a nossa "sorte" (princípio feminino).
Maquiavel nunca chegou a escrever a frase: "os fins justificam os meios". Ela é apenas fruto de uma interpretação errada de suas ideias (maquiavelismo).

Resumo feito por: Julia D. Rezende

2 comentários: