segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ficção cientifica e Filosofia - Matrix

Em tentativa de se livrar das maquinas os seres humanos cobrem a luz solar, reduzindo a quantidade de energia recebida pela Terra, mas as maquinas (personalizadas por agentes vestidos de terno e óculos escuro) adotam uma radical medida: produzir seres humanos para utiliza-los como fonte de energia e para que o plano desse certo, os seres humanos passam a receber um programa que simulava virtualmente a vida real, esse programa onde todos estão conectados recebeu o nome de Matrix.
Mas no centro Terra onde ainda há energia está uma nave liderada por Morfeu que luta pela libertação dos seres humanos. Eles capituram da matrix Neo, um jovem que trabalhava em uma grande empresa de softwears, e possuía dificuldades em seu emprego,e o treinam pra derrotar Matrix.
Neo Junto com um colega e Morfeu prepararam um plano para a destruição do programa Matrix, porem são surpreendido com a traição de um membro do grupo; Morfeu é pego pelos inimigos, mas é libertado por Neo e Trineti após uma invasão no quartel general dos agentes, a batalha termina com a vitória da dupla, que obtém a libertação do amigo. Neo descobre que pode vencê-los em outras lutas, pois percebe que os agentes nada mais são do que programas de computador, No final Neo se torna um dos homens da resistência humana que lutará pelo fim da Matrix.

CONCLUSÃO
Filosoficamente podemos interpretar o filme Matrix como uma representação dos pensamentos de Descartes, pois ambos trazem a indagação: Será que, o que acreditamos ser real, realmente existe ou não passa de uma ilusão gerada por um programa de computador ?
Pedro Casagrande

Um comentário:

  1. Ah! Pedro, o Grande! Abraços para sua magnífica avó.
    Sentirei falta dos alunos que entenderam minha proposta de ensinar filosofia da forma mais honesta e aprofundada possível.
    Parabéns pelo post!
    :D
    Obrigada aos que postaram aqui!
    Mantenham o espaço. É de e para vocês! :D

    ResponderExcluir