segunda-feira, 4 de maio de 2009

Édipo, o Inoportuno

Quando se casam, Laio e Jocasta vão consultar o oráculo de Delfos para saber se terão um filho. Como o oráculo não traz respostas definidas, ele diz que seu filho matará o pai e se deitará com a mãe.
Laio decide não ter filhos, mas em um dia de festa, Laio bebe exageradamente e se deita com a mulher, gerando Édipo. Jocasta dá a luz a um menino, Laio, chama um pastor e manda expor o garoto para ser devorado por animais, o pastor fura o calcanhar de Édipo e fica com pena do garoto, entregando-o, assim, a um casal real que não podia ter filhos.
O garoto cresce e consulta o oráculo de Delfos, o oráculo responde : "você matará o pai e se deitará com a mãe". Horrorizado, ele foge e volta a velha cidade onde realmente nasceu. No caminho ele se defronta com Laio e mata-o, vence uma esfinge que ameaçava a cidade e se torna o novo rei da velha cidade, como prêmio se casa com Jocasta. Ele tem filhos com ela, e decide investigar a morte do antigo rei. Descobre através de um ancião que viu o massacre, que foi ele próprio quem o matou e descobre que ele era seu pai e havia se deitado com a mãe. Édipo fura os próprios olhos e Jocasta mata-se.

Postado por : José Francisco Leonelli Junior

5 comentários:

  1. ôpaaaaaa! Excelente escolha! Édipo é sempre uma história complexa e fascinante!
    Parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. êee zée, ótimo seu resumo :D:D
    vai ajuda bastante pra prova uHAIhaIhIAh
    da até pra pula o capítulo
    auihiah brincadeira.

    ResponderExcluir
  3. Aeeee :D
    Fico legal a história, zéé.
    haIHAEOHAoeuhioauehaeuiohioaehiohaeoi

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Semana que vem vou postar:
    "Três deusas diante de uma maçã de ouro"
    Não postei essa semana pq estou sem meu resumo!
    Beijos

    ResponderExcluir